Os Testes
Para executar certas tarefas que não sejam ligadas ao combate normal ou que exijam perícias ou atributos específicos é necessário realizar este teste.
Seja um teste de Percepção para notar a presença de um inimigo, seja de Força para levantar um peso, seja de Agilidade para subir uma parede essas coisas exigem testes.
PARA EXECUTAR ESTES TESTES USEM SEMPRE O DADO DE 100 LADOS O D100
Ele indica percentagem de chance de uma ação ser um sucesso ou fracasso, NA VERDADE um jogador nem precisa necessariamente entender essas regras, se ele quer tentar algo ele simplesmente posta tentando e jogando o dado d100 e o narrador irá verificar se ele conseguiu ou não.
Mas caso ele queira saber como é feito as contas, abaixo tem a explicação.
Testes de Atributos
Levantar um peso, se equilibrar em um muro, perceber a presença de um inimigo isso tudo são testes usando os atributos, o teste é simples.
O jogador pega o valor no seu atributo e multiplica por 4, depois joga o dado d100 se o resultado for menor ou igual ao resultado obtido do atributo, então houve sucesso caso contrario, fracasso.
Exemplo.
""Ray quer levantar um peso e possui Força 10, 10x4=40, então ele precisa tirar 40 ou menos na jogada de d100.""
O mesmo vale para todos os atributos.
Teste de Perícias
Certas coisas exigem conhecimentos específicos, esses são os testes de perícia, exemplo descobrir uma pista (Investigação), rastrear pegadas (rastreio) ou tentar achar comida em um lugar desolado (Sobrevivẽncia).
Seguem as mesmas regras do teste de atributo, MAS se o personagem não possui a perícia então não pode executar o teste, cada perícia é relacionada a um atributo específico.
Exemplos
""Sobrevivência, Rastreio, Pesquisa / Investigação = PER
Furtividade, Acrobacia = AGI
Escapismo, Arremesso = DEX
Armadilhas, Camuflagem = INT
Intimidação = WILL
Lábia = CAR
E Assim por diante qualquer, pergunte ao narrador sobre o atributo da perícia que vc escolheu, caso não esteja listada aqui""
Testes Resistidos (perícia X perícia ou atributo x atributo)
Muitas vezes os testes envolvem uma disputa contra outra pessoa as vezes NPC outras personagens jogadores e para isso exige-se um Teste Resistido.
O teste exige que apenas UMA pessoa jogue o dado, mas o resultado indica se ele venceu ou perdeu a disputa.
Exemplo:
Braço de Ferro = Força X Força
Os testes resistidos possuem um calculo um pouco mais complexo, mas quando aprendido fica fácil de lembrar.
Pega-se o maior atributo e se subtrai do menor, o resultado se multiplica por 5 e soma-se 50, o resultado são as chances do atributo maior vencer.
Exemplo:
""Crow e Ray vão disputar braço de ferro, Crow tem Força 15 e Ray tem Força 12.
Então 15-12=3, 3x5=15, 15+50=65
Ou seja Crow tem 65% de ganhar de Ray, e Ray tem 35% de ganhar de Crow, agora precisa-se decidir quem irá jogar o dado.
É decidido entre eles que Ray irá jogar o dado, então ele precisa tirar 35 ou menos no dado d100, se ele tirar maior quer dizer que Crow ganha o braço de ferro.
Ray joga o dado e tira 20, ele ganha o braço de ferro contra Crow.
Crow pede revanche e agora ele joga o dado, Crow precisa tirar 65 ou menos no dado, ele tira 70, Crow perde de novo para Ray""
Os testes nem sempre envolvem o mesmo atributo podendo envolver um atributo contra outro diferente.
Abaixo há exemplos de disputas
""Se aproximar furtivo de alguém = AGI X PER (exige furtividade)
Perceber armadilha feita = PER X INT do criador da armadilha
Desarmar armadilha feita = INT X INT do criador da armadilha)
E Assim vai... ""
Em certos casos o personagem pode simplesmente jogar o dado sem saber fazer as contas e deixar que o narrador narre o resultado (caso ele esteja presente) ou o outro jogador que entende mais das regras lhe informar se falhou ou teve sucesso.
Exemplo
""Carol tenta se aproximar furtivamente de Stefan e ataca-lo, Stefan tem PER 13 e Carol possui furtividade e AGI 15, 15-13=2, 2x5=10, 10+50=60, Carol tem 60% para conseguir se aproximar de Stefan sem ele perceber, ela posta fazendo a ação (sendo ataque ou não) e joga o dado d100 (junto contra os outros dados de ataque) para ver se obteve sucesso, ela necessita tirar 60 ou menos, ela tira 61, falha.
Stefan percebe a presença de Carol e pode tentar uma ação de defesa contra o ataque dela ""